Você esta aqui:

PROJETO SABER VIVER

O Projeto Saber Viver é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e consiste no desenvolvimento de pesquisa acerca das realidades regionais sobre saneamento básico com posterior transferência de informação e tecnologias que possibilitem a construção dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) dos municípios participantes do projeto. Ao todo 19 cidades são atendidas pelo projeto e estão divididas em quatro núcleos Guaporé-Mamoré, Machado, Massaco e Colorado (PROJETO SABER VIVER, 2022).

SOBRE O MUNICÍPIO

Abastecimento de Água

O abastecimento de água do município de Cabixi-RO é realizado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD). A água tratada (potabilizada) e fornecida à população de Cabixi é captada do rio Cabixi, através de poço de sucção junto à sua margem e de conjunto moto-bombas, denominado estação Elevatória de Água Bruta (EEAB). A água bruta é bombeada por adutoras até a Estação de Tratamento de Água (ETA Cabixi), onde recebe o tratamento necessário, posteriormente é aduzida para os reservatórios e distribuída para consumo humano (CAERD, 2017). De acordo com dados fornecidos pelo SNIS (2017), o índice de atendimento urbano de água no município é de 85,8%, onde abastece uma população urbana de 2.278 habitantes, com consumo médio per capta de 138,10 L/habitantes/dia.

Esgotamento Sanitário

O município de Cabixi, não possui cobertura por sistema convencional de esgotamento sanitário, fazendo com que a população busque outras alternativas para escoar seus efluentes, as quais muitas vezes são formas inadequadas de lançamento. De acordo com o IBGE (2010) 77% da população total fazem uso de fossas rudimentares, 21% utilizam fossas sépticas e 2% despejam seus efluentes em outros escoadouros como valas, rios e lagos.

Manejo de Águas Pluviais

De acordo com censo demográfico do IBGE (2010), 55% dos domicílios urbanos são cobertos por ruas pavimentas, 54% possuem seu entorno coberto por infraestrutura de meio fio e sarjetas. Os domicílios não possuem cobertura por outras infraestruturas de microdrenagem, como bocas de lobo e bueiros.

Manejo de Resíduos Sólidos

O município de Cabixi-RO é integrante do Consorcio Intermunicipal CIMCERO, todos os resíduos domiciliares e públicos coletados pelo serviço de limpeza pública são destinados no aterro sanitário do município de Vilhena. De acordo com o SNIS (2017), a população urbana do município é 100% atendida com a coleta porta-a-porta realizada pelo serviço de limpeza pública.

Fonte: Projeto Saber Viver RO

 

Arquivos para download:

Produto A – Cabixi

Produto A – Cabixi – Alteração Agosto/2019

Produto A – Cabixi – Alteração março/2021

Produto B – Cabixi

Produto C – Cabixi última versão

Produto D – Versão em desenvolvimento do Produto D de Cabixi

Produto D – Versão preliminar

Produto E – Versão preliminar

Produto F – Versão preliminar

Produto G – Cabixi

Produto H – Cabixi

Produto I – Cabixi

Produto J – Cabixi – JULHO 2019

Produto J – Cabixi – AGOSTO 2019

Produto J – Cabixi – SETEMBRO e OUTUBRO 2019

Produto J – Cabixi – NOVEMBRO; DEZEMBRO 2019 e JANEIRO 2020

Produto J – Cabixi – FEVEREIRO 2020

Produto J – Cabixi – MARÇO e ABRIL 2020

Produto J – Cabixi – MAIO 2020

Produto J – Cabixi – JUNHO e JULHO 2020

Produto J – Cabixi – AGOSTO 2020

Produto J – Cabixi – DEZEMBRO 2020 a SETEMBRO 2021

Produto J – Cabixi – OUTUBRO de 2021 a JANEIRO de 2022

Produto J – Cabixi – FEVEREIRO 2022

Produto K – Versão preliminar