Você esta aqui:

História de Cabixi

Localizado no extremo sul rondoniense a 132 km de Vilhena e 807 km da capital Porto Velho. O território municipal faz divisa com os municípios de Cerejeiras, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste, Estado do Mato Grosso e fronteira com a Bolívia. Possui uma área territorial de 1.314,352 km².

Originalmente pertencente a área territorial do Município de Colorado do Oeste, denominado Distrito de Cabixi, foi desmembrado pela sua importância social e econômica alcançada e elevado à categoria de município e distrito com denominação de Cabixi, através da lei Estadual n° 208, de 06 de julho de 1988.

Sua Base demográfica integra os vales dos rios Cabixi e Guaporé.

Origem do Nome

Os bandeirantes paulistas do século XVII chamaram de Cabixi o rio que nasce na Chapada dos Parecis e deságua no Rio Guaporé, em homenagem aos índios Cabixis que habitavam a região. Cabixi era o nome pelo qual os índios Cozarini, da Nação Nhambiquara, eram chamados pelos índios Uaimaré e Caxiniti, do grupo Parecis (SILVA FILHO, 2018). A povoação que surgiu na linha Primeiro Eixo, nas proximidades da margem direita do Rio Cabixi, dentro do Projeto Integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro, recebeu o nome de Cabixi em homenagem ao rio e aos seus habitantes primitivos (IBGE, 2010).

Quantidade Populacional

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o município de Cabixi possui uma população de 6.313, Censo de 2010.

Referencias:

PROJETO SABER VIVER: https://www.cabixi.ro.gov.br/wpcontent/uploads/2022/05/Cabixi_produto_C_23_03_2021_.pdf
IBGE: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ro/cabixi.html